terça-feira, 12 de junho de 2012

Inaugura-se um ponto fixo para a Fundação José Saramago




A fundação já existe e foi criada quando ainda José Saramago era vivo. Era junho de 2007, quando Saramago assinou os príncipios pelos quais ela se guiaria (leia aqui). Mais tarde, o prédio histórico Casa dos Bicos, em Lisboa, foi adquirido para a construção das instalações. Para lá, as cinzas do escritor foram levadas quando da sua morte também em junho de 2010. E, agora, depois de uma contagem regressiva feita na página da Fundação por vídeos, a casa será aberta. Amanhã (13) a partir das 11h30 com uma exposição, "José Saramago. A semente e os frutos", do mesmo curador de "José Saramago. A consistência dos sonhos. A exposição permente traz manuscritos, fotografias, vídeos, recortes de jornais e revelam mais do escritor português.

Fachada da Casa dos Bicos


A Casa dos Bicos, foi edifício que Brás de Albuquerque, filho do vice-rei da Índia Afonso de Albuquerque, mandou construir em 1523, após uma viagem a Itália, e que teve como modelo o Palácio dos Diamantes, em Ferrara. Ao longo dos tempos a casa serviu para várias funções, tanto privadas como públicas, sendo mesmo utilizada, durante algum tempo, como armazém de bacalhau. Até 2002 foi sede para a Comissão dos Descobrimentos, entidade que coordenou as atividades com que se comemoraram as viagens portuguesas.

A Fundação José Saramago utilizará os três primeiros pisos do edifício como espaços públicos em que se celebrem exposições, recitais, conferências, cursos, seminários, de modo que as suas dependências sejam colocadas ao serviço da cultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário